Sistemas de desinfeção de água de Piscinas por Ultravioleta

Publicado por Yulia Lesechko em
Sistemas de desinfeção de água de Piscinas por Ultravioleta
  • Como funciona um sistema de desinfeção por Ultravioleta para tratamento de água?

Basicamente este tipo de sistemas possuem uma câmara de tratamento onde a água passa e é sujeita uma radiação eletromagnética no espetro Ultravioleta emitida por lâmpadas de Ultravioleta de média pressão que apresentam um espectro de radiação amplo e pronunciado na faixa Ultravioleta e visível (200 nm a 600 nm) e uma alta densidade de potência de cerca de 100 W/cm². Estas lâmpadas são adequadas para desinfeção UV, oxidação UV, cura UV e processos fotoquímicos.

grafico uv

               Patrick F: Independent Facility Consultant Specializing in HVAC/R/ELE/GAS/DEHUM

  • Porque utilizar sistema de Ultravioleta em média pressão para tratar água de piscinas?

Os sistemas de Ultravioleta em média pressão fazem um foto-oxidação da matéria orgânica, destroem todas as cloraminas e atacam o material genético dos microrganismos, não permitindo que estes se multipliquem.

Efetivamente, ao completarmos o tratamento da piscina com Ultravioleta, continua a ser necessário utilizar-se desinfetante residual (cloro), mas é possível trabalhar-se de forma segura com níveis de cloro mais baixos. Desta forma teremos uma água mais pura porque a quantidade de produtos químicos na água é menor, mas com um nível de qualidade superior.

Importa também referir, que nos caso das piscinas que utilizam hipoclorito de sódio como desinfetante primário, e dado o seu pH muito alto ( >13), quanto mais hipoclorito colocarmos na água, mais minorador de pH vamos ter que utilizar, para equilibramos o pH no intervalo 7,2-7,8. Esta situação leva a que a salinidade da água e consequentemente a sua condutividade comecem a subir, até podermos chegar a um ponto de saturação da água.

Uma água saturada em sais torna-se incrustante ou corrosiva, levando ao aparecimento de precipitação de matérias sólidas nos permutadores de calor, tubagens e até nas piscinas, ou ao aparecimento de corrosão nos elementos metálicos.

Além disso instalando um sistema de Ultravioleta de média pressão, este atuará também sobre o cloro combinado( cloraminas), destruindo-o. Esta destruição é de extrema importância, pois é este cloro que é nocivo, quer aos utentes quer aos profissionais que diariamente e por várias horas se encontram na nave da piscina.

 

  • Os sistemas de desinfeção por Ultravioleta tratam o ar da nave das piscinas?

Os sistemas de desinfeção por Ultravioleta não tratam diretamente o ar da nave das Piscinas, mas ao diminuir drasticamente o nível de cloroaminas a qualidade do ar melhora claramente.

As cloroaminas são extremamente voláteis, pelo que, passam para a massa de ar e são diariamente aspiradas por todos aqueles que frequentam Complexos de Piscinas. O problema acentua-se nos subprodutos derivados das cloroaminas, como por exemplo os Trihalometanos, cujos estudos sugerem que estes compostos poderão ter propriedades cancerígenas.

Ao atuarmos diretamente nas cloroaminas, que são os percussores dos Triahalometanos, conseguimos efetivamente também ajudar no tratamento do ar, pois diminuímos a concentração de compostos agressivos no ar.

  • Quais os efeitos das cloraminas nos utilizadores das piscinas, treinadores e monitores de natação?

A cloraminas podem causar e/ou agravar problemas respiratórios. Os vapores de cloramina podem causar espirros, congestão nasal, tosse, asfixia, respiração ofegante, falta de ar e asma. Esses problemas são mais comumente encontrados em piscinas que contêm frequentemente concentrações de cloraminas em excesso.

  • Qual o efeito das cloraminas nas infraestruturas de uma piscina?

A qualidade do ar interior não é apenas sobre calor e humidade, é também muito sobre a corrosividade derivada das cloraminas transportados pelo ar. Estas aceleram a corrosão em piscinas interiores, destruindo componentes metálicos por todo o lado. Esta corrosão não é apenas feia, é potencialmente perigosa.

A corrosão é muito presente em piscinas cobertas porque as piscinas não são tradicionalmente construídas para remover os subprodutos químicos do ar.

Quando as cloraminas transportadas pelo ar condensam, o pH da condensação é bastante baixo, o que impulsiona grande parte da corrosão por si só. Por outro lado, os metais tendem a ter uma temperatura superficial ligeiramente mais fria do que outras superfícies, o que leva a uma condensação espacialmente intensa nestes materiais.

A condensação de ar contaminado com cloraminas é a razão pela qual a maior parte da corrosão em piscinas cobertas aparece, nas naves das piscinas e nas zonas técnicas.

ferrugem

  • Quais as diferenças entre sistemas de Ultravioleta em média pressão e baixa pressão?

O componente mais problemático relacionado com a saúde do cloro limitado é a tricloramina (TCA). O TCA é 250x mais irritante do que a monocloramina e evapora 1000x mais facilmente para o ar da piscina. Assim, a quebra da tricloramina é o principal objetivo no tratamento da água da piscina por Ultravioleta.

cloraminas

Um trabalho de investigação da Universidade de Lovaina, na Bélgica, mostrou uma relação entre a asma infantil e as piscinas interiores. O componente mais suspeito de causar asma infantil é a tricloramina.

As lâmpadas Ultravioleta de baixa pressão emitem num único comprimento de onda (254nm) capaz de decompor a monocloramina e desinfetar. Eles não são capazes de decompor a dicloramina e a tricloramina, a cloramina mais irritante. Em contrapartida, as lâmpadas de média pressão emitem comprimentos de onda entre 200 e 400 nm, que são capazes de decompor os três componentes do cloro: mono, di e tricloramina.

pressão baixa pressão media uv

  • Em suma, quais são as vantagens dos sistemas de tratamento de águas por Ultravioletas?
  1. É eficaz para todos os tipos de microrganismos.
  2. É um tratamento físico da água.
  3. Não é corrosivo.
  4. Consegue destruir as cloroaminas e assim promover o decréscimo da necessidade de renovação de água.
  5. Quando interligado a um controlador ajusta a intensidade da radiação à necessidade da piscina.
  6. O custo operacional dos sistemas é baixo.
  7. Não forma subprodutos.
  8. A sua eficácia é independente do pH.
  9. Não afeta a qualidade da água (sabor, odor, cor).
  10. Ao diminuir significativamente o cloro combinado da água, promove também um ambiente na nave mais puro, e seguro quer para os atletas quer para os profissionais.
  11. É seguro e amigo do ambiente.

piscina


Publicação Mais Antiga

0 comentários

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos