Filtragem Superior, Escolha Responsável

Publicado por Mara Carvalho em
Filtragem Superior, Escolha Responsável

É sabido que os filtros são o coração de uma piscina.

Na realidade são estes o maior garante da qualidade da água de uma piscina, quer em termos físico-químicos, quer em termos microbiológicos.

Todos sabemos que um dos problemas dos filtros de areia, são o escasso tempo de duração da qualidade da mídia, que vai compactando em 5 a 7 anos, até que formem canais preferenciais e os filtros deixam pura e simplesmente de filtrar, comprometendo seriamente a qualidade da água.

Processo de colmatação da areia

Para evitarmos o processo de colmatação dos filtros de areia, além de devermos substituir periodicamente a totalidade da areia, somos forçados a fazer quase diariamente contra lavagens dos filtros, que basicamente consistem numa inversão do caudal da água, de forma que a que seja removida das areias a máxima sujidade possível. Nessa inversão de filtros, a água é rejeitada diretamente para o esgoto, criando-se obviamente um desperdício de água, químicos e energia.

Para evitar esta compactação, a CIMAI desenvolveu há já uns anos um produto chamado FILTERCIM L, específico para a desincrustação e desinfeção das areias. Este produto adicionado uma ou duas vezes ao ano no filtro, permite efetivamente prolongar o período de vida das areias dos filtros, mantendo-os em bom estado de funcionamento.

Existem também muitas empresas que se tem dedicado a desenvolver soluções de filtração mais sustentáveis e que há muito que trabalham nesta temática. Foi justamente isso que o nosso parceiro EVOQUA, através da sua subsidiária Norte-americana NEPTUNE-BENSON fez, desenvolvendo filtros regenerativos para a filtração da água de piscinas.

Filtro Regenerativo Defender Neptune-Benson

A escolha de filtros que, entre outras vantagens, promovam a poupança de água, bem esse que o ser humano já não tem como esconder que é um bem escasso, são uma escolha responsável.

Para podermos rejeitar menos água nas piscinas de uso público, temos que investir num aumento da qualidade da água e consequentemente na melhoria acentuada da sua filtração. A areia com mídia filtrante, é eficaz, mas deixa passar muitas partículas que outras mídias mais avançadas não deixam. Além disso, com a colmatação, o tamanho das partículas que vão escapando a filtração é cada vez maior.

 Quais são então os desafios para as piscinas nos dias de hoje?

  • A escassez global de água vai pressionar a atividade das piscinas.
  • Surtos de microrganismos levam ao fecho temporários de piscinas, levando a perdas de receitas significativas.
  • Os orçamentos operacionais das estão nos níveis mais baixos em anos devido à pandemia e aos custos de energia.
  • Os Custos de energia e produtos químicos continuarão a subir, face à situação económica que vivemos.

Quais então as vantagens dos filtros regenerativos Defender?

  • Permitem a redução do desperdício de água em 90% ou mais.
  • Reduzem em 99,9% a presença de microrganismos na água.
  • O investimento em filtros nestes filtros é amortizado em poucos anos.
  • Reduzem o uso de produtos químicos em 30% e a energia em 50%. 

Como funcionam os filtros regenerativos Defender?

Os filtros Defender são baseados numa tecnologia em que é usada uma mídia filtrante com uma capacidade de filtração muito superior à areia, a perlite. A perlite é um mineral geológico de muito baixa densidade e que tem uma capacidade de adsorção muito grande, o que permite que esta filtre partículas muito mais pequenas que um filtro convencional. Esta capacidade de filtração leva a que a perlite consiga reter também microrganismos.

Processo de funcionamento do filtro Neptune-Brenson

Características, vantagens e benefícios

90% menos água consumida e resíduos produzidos 30% menos combustível e produtos químicos 75% menos construção (espaço e mão de obra) 50% menos energia elétrica Qualidade Superior da Água e do Ar


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

0 comentários

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos