ABC de detergentes da roupa com enzimas

Publicado por Yulia Lesechko em
ABC de detergentes da roupa com enzimas

Existem no mercado alguns detergentes da roupa à base de enzimas. Esta é aliás uma tendência crescente no mercado, pelo que pretendemos esclarecer as vantagens deste tipo de produtos.

Qual a vantagem dos produtos à base de enzimas?

Os produtos à base de enzimas permitem uma lavagem da roupa mais eficiente e ecológica, porque estes produtos são mais rápidos a atuar e também mais amigos do ambiente. O uso de componentes químicos agressivos, como forma de aumentar a efetividade dos produtos de lavagem de roupa, levam a que estes se tornem mais corrosivos para as fibras têxteis, para as máquinas de lavar e também mais nocivos para o ambiente.

Qual a vantagem da rapidez de atuação de um detergente lava-roupa?

Em primeiro lugar, existem locais onde os ciclos de lavagem são relativamente curtos, com é o caso de algumas lavandarias. As enzimas presentes nos detergentes da roupa contribuem para que, mantendo ciclos de lavagem curtos, se aumente a qualidade da lavagem.

E para o ambiente, há algum ganho?

Na realidade, existem dois fatores importantes de melhoria da performance ambiental dos produtos enzimáticos:

  • Podemos fazer a lavagens a temperaturas mais baixas e com ciclos mais curtos, já que as enzimas atuam de forma rápida e otimizada a temperaturas de cerca de 40oC, poupando água e energia, assim como reduzindo as emissões de CO2;
  • A água de lavagem juntamente com o detergente é, no fim do ciclo, rejeitada para o esgoto, pelo que, reduzindo os compostos químicos presentes no detergente, reduziremos consequentemente o impacto ambiental das lavagens.

Mas afinal o que são as enzimas?

Mecanismos de funcionamento de enzimas

As enzimas são proteínas que aceleram determinadas reações químicas, servindo, portanto, de catalisadores dessas mesmas reações. Durante esse processo, as enzimas não mudam a sua composição e também não são consumidas. Assim, elas podem participar várias vezes no mesmo tipo de reação, num intervalo de tempo muito curto.

As enzimas atuam sobre determinado tipo de compostos contaminantes, decompondo-os nos seus componentes.

A eficiência das enzimas é muito grande, pois estima-se que uma molécula de enzima seja capaz de converter 1000 moléculas de um contaminante nos seus respetivos componentes, em apenas 1 minuto.

Que produtos indesejáveis conseguimos remover da roupa com um detergente de base enzimática?

- Proteínas: As proteínas existem no sangue e no suor, são extremamente aderentes às fibras têxteis, mostram-se responsáveis por manchas e maus cheiros, e também impedem que os tecidos sejam lavados devidamente.

-Amidos: Os amidos não são visíveis e vêm muitas vezes na própria roupa, consequência do próprio processo de fabrico ou pelo uso de agentes de engomagem. A presença de amido na roupa cria uma grande interação desta com outras sujidades, o que leva a que a roupa vá ficando com mau aspeto ao longo do tempo. Os amidos podem também surgir na roupa em virtude do derramamento acidental de alimentos.

- Gorduras: As gorduras mais difíceis são as responsáveis por grande parte das manchas na nossa roupa. Estas manchas podem ser difíceis de remover apenas com agentes químicos. Existem enzimas que decompõem com rapidez e eficiência as gorduras vegetais, animais e minerais.

Há limitações na ação dos detergentes com enzimas?

As enzimas são sensíveis a vários fatores, como são de exemplo os seguintes:

A temperatura: A temperatura condiciona a velocidade da reação. Temperaturas extremamente altas podem destruir as enzimas. Cada enzima atua sob uma temperatura ideal, mas no geral a temperatura ótima de ação das enzimas ronda os 40 oC.

O pH: Cada enzima possui uma faixa de pH considerada ideal. Dentro desses valores a atividade é ótima.

O tempo de contato: Quando mais tempo um produto de base enzimática estiver em contato com a roupa a lavar, maior contribuição das enzimas iremos obter na lavagem.

Em resumo

A vantagem dos detergentes de lavagem de roupa com base enzimática, relativamente aos detergentes tradicionais, consiste na otimização da sua eficiência, evitando a utilização de mais agentes químicos, como alcalinos fortes, lixívias e peróxidos, produtos estes corrosivos e nocivos para o ambiente.

Por outro lado, o facto de as enzimas serem 100% biodegradáveis, permite dessa forma que os detergentes enzimáticos sejam mais ecológicos.

Nota: Este documento não é um texto científico, pelo que alguns dos argumentos e termos utilizados foram simplificados, uma vez que é nossa intenção tornar o seu conteúdo acessível a todos os leitores.

Caso tenha alguma dúvida sobre este artigo, não hesite em colocá-las neste Blogue, pois teremos todo o gosto em responder-lhe.


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

2 comentários

Antonio Soares Neto em

Tenho interesse em falar convosco sobre enzimáticos. Aguardo contacto. Obrigado

Isabel Duarte em

Boa tarde, têm alguma amostra que possam enviar para uso doméstico? Obrigada


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos