Águas para campeões garantida por CIMAI/Waterco - Sporting Clube de Portugal

Publicado por PEDRO DANIEL MESQUITA em
Águas para campeões garantida por CIMAI/Waterco - Sporting Clube de Portugal

O Sporting Clube de Portugal é um clube português, eclético e multidesportivo, fundado a 1 de julho de 1906, com sede em Lisboa no Complexo Alvalade XXI. É um dos "Três Grandes" clubes em Portugal, juntamente com SL Benfica e FC Porto. Conta com mais de 175 000 sócios registados e mais de dois milhões e 600 mil adeptos no território nacional e muitos sportinguistas espalhados pelo Mundo. É o terceiro clube com mais adeptos em Portugal. As suas equipas, atletas e simpatizantes, são apelidados de sportinguistas e leões.

Até aos dias de hoje, transcorrido mais de um século de existência do clube, as equipas e atletas do Sporting ganharam nove medalhas olímpicas (duas de ouro, seis de prata e uma de bronze). Foram conquistadas 35 taças europeias em sete modalidades distintas, bem como diversos títulos nacionais e distritais. No Museu Sporting encontram-se em exposição mais de duas mil taças e troféus de trinta e duas modalidades desportivas, que refletem a riqueza do percurso do clube, com objetos históricos desde 1902 até à atualidade.

A secção de natação do Sporting Clube de Portugal foi criada em maio de 1921, com a entrada de um grupo de atletas entre os quais se encontrava Joaquim Oliveira Duarte, futuro Presidente da Direcção e que muito contribuiu para o desenvolvimento da modalidade. As primeiras décadas da natação foram também um reflexo do estado da modalidade no nosso país, ainda em vias de desenvolvimento.

Foi a partir de 1978 que o Sporting CP apostou forte na modalidade, numa fase em que esta já se apresentava em franco desenvolvimento em Portugal. A secção de natação tornou-se então, até hoje, numa das mais movimentadas e numerosas do Clube, com classes de aprendizagem e aperfeiçoamento e um grupo de competição.

Com piscina própria desde 1998, a posterior construção do novo Estádio José Alvalade e do edifício Multidesportivo do Clube vieram alavancar ainda mais a forte aposta do Sporting na vertente competitiva. Campeões nacionais de Clubes mais de uma dezena de ocasiões entre masculinos e femininos, a natação Leonina liderada pelo Prof. Carlos Cruchinho tem hoje em Alexis Santos (medalhado de bronze nos Europeus de piscina longa, em 2016) um dos principais destaques, na senda de nomes do passado como José Couto (medalha de prata e bronze nos Mundiais de piscina curta, em 1999 e bronze também nos Europeus de piscina curta do mesmo ano).

Complexo das piscinas é composta por 2 piscinas de treino: 25x21 e 25x12,5.

Desafio:

Um dos filtros da piscina grande, devido ao fim da sua vida útil, começou a perder água. Acessos difíceis à zona técnica das piscinas não permitiram a colocação de filtros da mesma dimensão.

Uma vez que a equipa de competição precisa em permanência da piscina grande para treinar no dia-a-dia os equipamentos de substituição deveriam ser de alta qualidade, para evitar futuras paragens da piscina, e tinham que ser instalados num curtíssimo espaço de tempo.

Solução:

A CIMAI propôs os filtros Split SMDT filters da WATERCO, uma vez que esta era a única solução que permitia a introdução dos filtros na zona técnica, que possui acessos difíceis, sendo que, os filtros para piscinas deste porte são sempre peças volumosas. Tivemos também que ter em conta que a capacidade filtrante tinha que ser respeitada, para não prejudicar a velocidade e tempo de recirculação das piscinas a fim de se manter a ótima qualidade da água a que os atletas e utentes das piscinas do Sporting estão habituados.

Os filtros SMDT, da Australiana Waterco, têm com característica única no mercado mundial, serem constituídos por duas peças, que na prática são dois meios filtros, o que permitiu que os mesmos fossem montados pela equipe da CIMAI na cave técnica do multidesportivo.

A CIMAI, aproveitou também esta oportunidade para efetuar significativas alterações/melhorias num troço importante do circuito hidráulico do sistema de filtração, afim de nas futuras intervenções ou troca de filtros, não ser necessário suspender as atividades da piscina, o que até então era impossível.

 

Beneficios:

Data de início de intervenção: 2 agosto 2021

Data de fim de intervenção: 16 agosto 2021


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente