Águas cristalinas garantidas por CIMAI/Waterco - Hotel das Arribas

Posted by PEDRO DANIEL MESQUITA on
Águas cristalinas garantidas por CIMAI/Waterco - Hotel das Arribas

Situado na Praia Grande, na Riviera Portuguesa, o Arribas Sintra Hotel apresenta uma impressionante piscina de água salgada com 100 metros de comprimento, cheia diretamente do mar. Construído em 1966, ele tornou-se um marco icônico e foi usado até mesmo como local para a filmagem da versão em DVD do Single dos U2 “Vertigo", de 2004.

Com vista para o Oceano Atlântico, está uma das maiores piscinas de água salgada do mundo, que conta agora com a tecnologia Waterco para manter as condições da água cristalinas.

Desafio:

A piscina é composta por duas áreas: uma para crianças, com profundidade até 0,65 metros, e outra para adultos, com profundidades entre 0,80 metros e 3,95 metros. Enquanto a localização espetacular oferece aos utilizadores vistas panorâmicas do Oceano Atlântico, o ambiente corrosivo costeiro compromete o equipamento. Apesar de realizar um programa de manutenção regular nos filtros de aço, o contato contínuo com a água do mar foi oxidando filtros, bombas e componentes metálicos da piscina. Consequentemente, manter a clareza e a qualidade da água consistentes para os hóspedes e clientes ia-se tornando uma missão cada vez mais complicada e cara.

 

Solução:

 

O cliente procurou vários tipos de equipamentos para alcançar os seguintes resultados:

  • Garantir uma ótima qualidade da água;
  • Melhorar a recirculação da água da piscina;
  • Aumentar a eficiência da circulação da água e eficiência energética da bombagem;
  • Resolver outros problemas técnicos existentes.

“O nosso cliente equacionou várias marcas de filtros, mas as espessuras das paredes dos filtros existentes no mercado eram inferiores, o que comprometia a sua durabilidade. Também verificou que todos os outros filtros tinham elementos metálicos em contato com a água, o que significava que com o tempo o problema da corrosão se repetiria”, diz Mario Alves – Coordenador Técnico da CIMAI.

Para evitar corrosão futura e tempo de inatividade a CIMAI recomendou os filtros de fibra de vidro reforçados da Waterco e bombas termoplásticas moldadas por injeção para substituir o equipamento já antiquado. Os equipamentos recomendados são livres de peças de metal e, portanto, ideais para uso em instalações de água salgada.

Consequentemente, a piscina passou por uma reforma completa em 2019, a qual envolveu a substituição dos filtros de aço originais por cinco filtros de fibra de vidro SMDD2350 montados em paralelo, projetados e desenvolvidos pela Waterco.

“Fabricado com o mais alto grau de materiais resistentes à corrosão e utilizando a mais recente tecnologia de enrolamento de fibra de vidro.

 “Os filtros de fibra de vidro Micron são projetados e construídos para muitos anos de operação sem problemas”, explica a diretora de vendas da Waterco na Europa, Jo Ainsworth.

As máquinas de enrolamento de fibra da Waterco, controladas digitalmente projetam filamentos contínuos de fibra de vidro de alta qualidade, sob tensão controlada para criar um “depósito” de uma só peça, sem costura, com consistência refinada e qualidade superior. Não há soldas, costuras ou revestimentos nestes filtros que possam corroer ou oxidar.

“Para esta instalação, atualizamos o corpo dos filtros com uma estrutura de titânio que é resistente ao ambiente agressivo da água do mar”, diz Jo.

“As bombas Hydrostar Plus 7,5 kW da Waterco instaladas nesta obra, foram previamente equipadas com vedantes compostos por carboneto de silício, adequadas à bombagem de água do mar”, acrescenta ainda Jo Ainsworth.

A Waterco fabrica filtros de água robustos e confiáveis e bombas de alta eficiência e de baixa manutenção”, afirma o coordenador da Cimai, Mario Alves.

Benefícios: 

“Alta qualidade da água, completamente cristalina; contas de eletricidade mais reduzidas e equipamento sem corrosão - esses são apenas alguns dos benefícios da instalação dos Filtros de fibra de vidro Micron da Waterco e das bombas Hydrostar Plus.”

Data de início de intervenção: Março 2019

Data de fim de intervenção: Março 2019

Newer Post